Grupo de Puericultura discute a doença varicela

IPIAÇU – A Varicela, ou catapora, como é mais conhecida, foi o tema abordado nesta quinta-feira, 19, na Sala de Espera com reunião do Grupo de Puericultura, promovido pelas equipes do PSF Josias Bezerra da Silva e PSF Irene Theodora de Oliveira.

Segundo as coordenadoras das equipes, Andreza Oliveira e Franciene Aparecida, durante a reunião, as mamães assistiram a uma palestra ministrada pela médica, Dra. Samylla Rosa, abordando o tema Varicela, especialmente quanto a importância da vacinação e os cuidados preventivos.

De acordo com a Fiocruz, é uma doença altamente contagiosa causada pela infeção com o vírus Varicela-Zoster (VVZ). A doença provoca erupções cutâneas características na pele onde se formam pequenas bolhas muito pruriginosas que ganham crosta. Tem geralmente início no peito, nas costas e na face, espalhando-se depois para o resto do corpo. Os restantes sintomas incluem febre, fadiga e dores de cabeça.

É transmitida de pessoa a pessoa, através de contato direto ou de secreções respiratórias (disseminação aérea de partículas virais/aerossóis) e, raramente, através de contato com lesões de pele. É uma infecção altamente transmissível, que pode ocorrer em surtos, acometendo principalmente crianças, e pode estar associada a complicações como infecções de pele e doenças neurológicas.