A força dos pequenos municípios em Minas Gerais

IPIAÇU – O prefeito de Ipiaçu-MG, Leandro Luiz (Léo), é o atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP), e tem tido uma importante ação na defesa dos pequenos municípios.

Com pouco mais de 4 mil habitantes, o município completa 54 anos de emancipação político administrativa neste dia 1º de setembro, e na lista de obras, além de recapeamento asfáltico, e duas Academias ao Ar Livre, o prefeito entregará à população a Feira Livre, um resgate à cultura da cidade, e ainda a Unidade Mista de Saúde. “”Temos inúmeras dificuldades financeira, e temos visto a cada ano a situação dos pequenos municípios ficar ainda pior, contudo, é com seriedade e muito trabalho que conseguimos vencer essa crise”, disse o prefeito.

Apesar de estar em uma região de terras férteis para a agricultura, o fechamento recente da Usina Vale do Paranaíba, do Grupo João Lyra, fechou centenas de postos de trabalho no setor sucroalcooleiro, um verdadeiro caos para a região que tem ainda a Usina Triálcool, pertencentes ao mesmo grupo, fechada no mesmo período, num raio de 70 Km de Ipiaçu. “Hoje nossa riqueza vem das lavouras de soja, milho e sorgo, além de uma pecuária de corte e leite fortes, que ajudam a alavancar nossa região”, comentou o prefeito.

Como presidente da AMVAP, o prefeito tem ido a Belo Horizonte e Brasília constantemente, onde bate à porta dos gabinetes ministeriais ou de secretarias na busca de acelerar processos de liberação de recursos referente a convênios, e vê a desigualdade de tratamento, onde se olha muito o colégio eleitoral, e não a necessidade da comunidade. “Temos uma associação forte na região do Triângulo Mineiro, que tem Uberlândia e Ituiutaba como nossas referências, e em Belo Horizonte junto à AMM, e em Brasília, junto à CNM, que são os nossos representantes municipalistas, temos buscado o fortalecimento das nossas ações na busca de benefícios que possam melhorar a qualidade de vida da nossa população”, completou o prefeito.