Gripe foi tema de palestra em Ipiaçu

IPIAÇU – A vacinação contra a gripe deve ser uma prioridade para alguns grupos, mas nenhum deles precisa tanto de se proteger quanto os idosos.

Com esse objetivo, a equipe dos PSFs Josias Bezerra da Silva e Irene Theodoro de Oliveira realizaram no final de abril, uma Reunião do Grupo Hiperdia, voltado para hipertensos e diabéticos, tendo como palestrante, a coordenadora do PSF Josias Bezerra da Silva, enfermeira Andreza Oliveira, abordando o tema “A importância da vacina contra Influenza”.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a Gripe considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De janeiro de 2017 até o momento, foram registrados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por Influenza, sendo que 5 foram pelo tipo B, 1 pelo tipo A/H1, 23 pelo tipo A/H3N2 e 3 pelo tipo A não subtipado ou sem informação. Destes, quatro evoluíram para óbito. A faixa etária mais acometida é de pessoas acima de 50 anos, totalizando 57% dos casos confirmados. Em 2016 foram registrados 1.059 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, sendo que 623 pelo tipo A/H1N1. 291 óbitos foram confirmados por causa da doença.